Acidentes envolvendo eletricidade

ACIDENTES ENVOLVENDO ELETRICIDADE

Aqui na minha cidade, São José na grande Florianópolis, eu tomei um “choque” de realidade ao instalar o aplicativo do CBMSC que alerta e localiza as ocorrências em andamento.

Como profissional da área elétrica e de manutenção predial, eu não fazia ideia do quão comum eram os incêndios em edificações, creio que a maioria de origem elétrica.

Acredito que os bombeiros, a julgar por SC, devem ter dados necessários para uma estatística mais precisa do número desses acidentes, inclusive com estudos de causa, através das perícias, e isso precisa urgentemente chegar a toda a sociedade.

É assustadora a quantidade de acidentes de origem elétrica no Brasil, e os gráficos (abaixo) divulgados pelos estudos da Abracopel, indicam uma tendência de alta (será que acompanha a tendência de empobrecimento no país? A maioria das fatalidades está no nordeste.), apesar de todo o trabalho de conscientização realizado pela entidade.

Será que está relacionado também ao aumento das práticas do “faça você mesmo”, popularizado pelas redes sociais?

Uma alternativa seria forçar uma mudança cultural do brasileiro, exigir que as plataformas exibissem antes de qualquer vídeo com essas características (DIY) da categoria elétrica, um alerta, assim como se exigem nas carteiras e propagandas de cigarro, não acham?

Rolar para cima