Estações de Recarga de Veículos Elétricos

Com o crescimento que parece exponencial nas vendas de veículos elétricos (VEs) no BR, de 32 mil em 2023 para 79 mil unidades até junho de 2024, vimos igualmente o crescimento na demanda por estações de recarga de veículos elétricos.

Apesar de muitos ainda estarem incrédulos, outros cautelosos, esperando para ver se essa onda é apenas uma marolinha, na prática o que se tem observado é uma corrida de proprietários que já estão surfando essa onda, e precisam recarregar seus VEs em suas residências, já que a infraestrutura de eletropostos públicos ainda é escassa.

Dadas as incertezas normais que toda nova tecnologia trás consigo, essa ainda envolve uma disputa comercial gigantesca e força uma mudança não só de paradigmas da nossa sociedade, mas de toda a infraestrutura existente, particularmente a infra elétrica das edificações, especialmente as coletivas, que não estão preparadas para esse aumento de carga significativo.

As notícias e vídeos de incêndios envolvendo VEs assustam, especialmente porque ocorrem em locais críticos, próximos a estruturas, na maioria das vezes sem ninguém por perto para um primeiro combate.

Felizmente a sociedade vem agindo frente a essa demanda com a elaboração de normas como a NBR 17019, pareceres técnicos como o CCB-001 do CBMESP (consulta pública que não foi consolidada), instruções normativas das concessionárias de energia como a I-321-0043 da CELESC e cartilhas orientativas como a recente “Instalação de Estação de Recarga para Veículos Elétricos”, elaborada em conjunto pela FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina, CMBSC, CREA-SC e ​ABVE.

Agora cabe a nós profissionais da área elétrica, projetistas, instaladores, proprietários e especialmente gestores prediais e síndicos, cumprirmos com o nosso dever de atender essas demandas dentro da melhor técnica e segurança conhecida, respeitando as leis, normas e sendo ágeis para evitar que nossas edificações fiquem repletas de gambiarras, provisórias e jeitinhos, comprometendo a segurança e o patrimônio de muitos.

Você já instalou a sua estação de recarga em casa? Tem visto instalações em garagens próximas no edifício sem que o assunto tenha sido sequer votado em assembleia? Conte abaixo a sua experiência.

Giovani Colla
Eng. Eletricista

Rolar para cima