Instalações elétricas em jardins

Dando continuidade ao assunto instalações elétricas e riscos em áreas de lazer externas, vamos exemplificar com um caso real que nos chama a atenção para outro fator, o desconhecimento do imóvel, como ele foi construído e mantido pelos proprietários.

Ao adquirimos ou alugarmos um imóvel sem uma avaliação técnica especializada, estamos sujeitos a encontrar problemas ocultos que podem nos submeter a riscos significativos.

Nesse caso, o locatário de um imóvel relatou luzes piscando no jardim, barulho de curto-circuito e ………. choque ao trabalhar com lava jato em piso molhado. Aos entendidos do assunto, imaginem o risco de vida a que essa pessoa foi submetida de forma involuntária!?

Um circuito único servia à iluminação do jardim e força (motor do portão). A fiação estava apenas sob uma manta geotêxtil, com derivações realizadas com fita simples, sem alta fusão e desabrigadas de caixas, sujeita às raízes, umidade e ação mecânica das atividades de jardinagem.

No interior da edificação, o quadro de distribuição antigo, sem identificações e sem DR. Vocês podem ver que a identificação do quadro de distribuição é talvez o menor dos problemas apresentados pelo quadro em questão, mas saibam que, mesmo um detalhe tão simples quanto uma etiqueta ou fita crepe com dizeres “LUZ/PORTÃO DO JARDIM”, pode ser o fator decisivo para salvar um ente querido de uma eletrocussão.

O DR, se existisse e estivesse em funcionamento, poderia ter detectado a fuga de corrente e desligado o circuito do jardim, sem que a pessoa chegasse a sequer sentir o choque ao utilizar o lava-jato.

Projeto, instalação, manutenção e inspeção de instalações, salvam vidas.

#inspeção_predial #manutenção_preventiva #engenharia_elétrica

Rolar para cima