Será que é só o papel que aceita tudo?

Quando realizamos um projeto aplicando as normas vigentes, as melhores técnicas e especificações, temos a esperança de que todos os documentos sejam lidos atenciosamente e seguidos durante a execução da obra.

Na prática isso quase nunca acontece, por diversas razões, e isso pode ser facilmente constatado durante inspeções em instalações elétricas, durante o acompanhamento da execução da obra e muitas vezes após acontecer algum defeito na instalação ou acidente.

No exemplo, o vídeo mostra uma inspeção que realizamos para assegurar que o tipo de cabo elétrico utilizado é próprio para locais de alta concentração de pessoas, como shopping centers, grandes supermercados, … onde devem ser utilizados cabos e ou condutos de baixa emissão de fumaça e isentos de halogênio (LSZH), que é uma das principais causas de intoxicação e morte durante incêndios.

Tem um ditado que diz que “papel aceita tudo”. Pois, na prática também tem se aceitado tudo, na maioria dos casos, onde não há um acompanhamento técnico especializado na execução das obras.

Não deixe que isso aconteça na sua edificação e após garantir isso, faça um planejamento de inspeções periódicas e manutenções preventivas das suas instalações elétricas.

Rolar para cima